31 de maio de 2022

Como a Telemedicina pode agilizar e organizar os seus atendimentos

A telemedicina consiste no uso de telecomunicações modernas e tecnologia da informação para promover serviços de saúde, conhecimento e suporte a longas distâncias, melhorando assim a gestão do tempo de pacientes e especialistas.

Essa especialidade faz parte da área de telessaúde, que vai desde a telemedicina até qualificação, emissão de laudos de exames, monitoramento e outros serviços.

A seguir, confira como a telemedicina pode impactar a gestão dos serviços de saúde e quais processos podem se beneficiar dela.

Como a telemedicina melhora a gestão de tempo?
A telemedicina usa a tecnologia da informação e comunicação (TICs) para fornecer serviços de saúde. Dessa forma, centros médicos e profissionais podem se comunicar remotamente para melhorar o atendimento.

Nessa área, a computação em nuvem é usada para armazenar e trocar informações de diagnósticos e pacientes. Esse recurso permite um processo rápido e transparente, melhorando a gestão do tempo.

Em uma clínica que não utiliza essa solução, toda a documentação médica fica em papel e deve ser enviada de um departamento para outro à medida que o atendimento avança, como recepção, atendimento, exame, diagnóstico, etc.

Essa troca aumenta o risco de perda e comprometimento de documentos, além de reduzir a segurança do sigilo médico.

No modelo em nuvem, os documentos são armazenados, podendo ser editados por meio de diferentes dispositivos, o que agiliza o processo de transferência dos pacientes entre os setores.

A adoção de novas tecnologias é essencial para disponibilizar serviços de saúde com qualidade e eficiência aos pacientes mesmo com demanda crescente, melhorar a gestão do tempo e tornar as equipes mais eficientes e produtivas.

Quais processos podem ser agilizados?
Diversos processos podem ser impactados com a implementação da telemedicina, beneficiando a equipe médica, a gestão hospitalar e também o paciente.

A seguir, conheça os principais processos que podem ser simplificados e aprimorados com o gerenciamento de tempo possibilitado pela telemedicina.

Agendamento de consultas e exames
Um processo que parece fácil, mas que pode resultar em vários problemas na gestão do tempo de clínicas e hospitais, é o agendamento.

A automação desse processo viabiliza ao paciente total autonomia no que se refere ao agendamento e à alteração de datas, evitando que as ausências afetem o desempenho das atividades, além de dispensar a necessidade de atendentes para mediar o agendamento.

Autonomia no cadastro e atualização de dados
Os próprios pacientes podem cadastrar e atualizar seus dados, evitando que as informações fiquem desatualizadas e também otimizando o tempo necessário para iniciar um atendimento.

Esse tipo de procedimento pode ser feito antes mesmo de o paciente chegar à clínica, sendo encaminhado diretamente para o atendimento ou acolhimento.

Digitalização de prontuários médicos
Os prontuários médicos reúnem todas as informações do paciente, desde o cadastro até o exame e a devolução dos resultados. Em suma, esses documentos em papel levam à perda de dados importantes e problemas na organização.

Quando essas informações são coletadas na nuvem, evita-se a perda de dados e agiliza-se o acesso de todos os especialistas envolvidos no atendimento. Além disso, a consulta pode ser realizada por diversos dispositivos.

Outro fator importante é a capacidade de atualizar informações, inserir novos dados e compartilhá-los para atendimentos conjuntos entre equipes, profissionais ou mesmo diferentes instituições.

Telemedicina para follow up com praticidade e agilidade
Em muitos casos, a consulta presencial para o acompanhamento de pacientes não se faz necessária. Por meio das teleconsultas, os pacientes têm acesso remoto aos profissionais da saúde. Dessa forma, deslocamentos desnecessários de ambas as partes são evitados e aumentam as chances da garantia de continuidade das consultas e adesão do paciente às orientações médicas.

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