22 de novembro de 2021
A Telemedicina chegou ao Brasil para ficar
Nunca se falou e estudou tanto sobre telemedicina quanto nos últimos meses, tendo por mola propulsora a pandemia da Covid-19. E, como a necessidade é a mãe da mudança, o flagelo trouxe à tona a urgência em desenvolver-se o atendimento à saúde por meio da tecnologia. É por isso que a telemedicina veio para ficar e assume importância maior a cada dia. Em um país continental como o Brasil, em que não se consegue alcançar a todas as pessoas, a telemedicina veio para ser solução. Nos próximos anos será possível atender aos 140 milhões de brasileiros que não tem plano de saúde, oportunizando acesso a atendimento médico para todos. Das 5570 cidades brasileiras, aproximadamente 2100 não têm médicos. Para traçarmos um cenário mais realista ainda, 80% dos médicos especialistas se encontram nas regiões sul e sudeste. Com a saúde virtual, podemos chegar a regiões remotas e prestar assistência aos pacientes, a qualquer momento do dia.
A telemedicina tem o objetivo claro de realizar atendimento de casos de baixa complexidade, com rapidez e segurança. Se houver necessidade, encaminha-se o paciente para uma consulta presencial. No entanto, estatísticas apontam que em torno de 80% de todos os atendimentos médicos poderiam ser resolvidos por telemedicina e que cerca de 70% dos pacientes procuram um profissional para orientação e não para prescrição, o que hoje pode ser realizado sem sair de casa. Desse modo, a telemedicina tem um papel importante a desempenhar na assistência médica: fazer com que o atendimento aconteça, no lugar certo, no momento certo e de forma resolutiva.
A OláMed faz parte dessa mudança
Atualmente, a sociedade passa por profundas transformações, fazendo com que o mercado precise se reinventar. Pode-se dizer o mesmo na área da saúde. O motor da mudança é a telemedicina e uma das pioneiras é a OláMed. A OláMed, aliás, é capaz de atender qualquer paciente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas alguns toques no celular. Além disso, a OláMed lançou o Totem Standard e o Digital, equipamentos com plataforma digital e aparelhos médicos embarcados, capazes de atender pessoas distantes das grandes conexões de internet, posicionando um aparelho com o aplicativo, em lugares remotos. Por fim, há também a Clínica Digital OláMed, capaz de medir mais de 20 parâmetros biomédicos em tempo real, que auxiliam no diagnóstico médico, tornando-o ainda mais preciso. Seja bem-vindo ao futuro da medicina!
Matérias relacionadas
28 de agosto de 2023
Entenda as modalidades da Telemedicina
O termo "telemedicina" é utilizado para descrever a prática médica mediada por Tecnologias Digitais…
Leia mais7 de julho de 2023
A Telemedicina enquanto benefício aos colaboradores
As empresas que conseguem cativar e reter talentos em sua equipe se destacam por oferecer benefício…
Leia mais24 de maio de 2023
Entenda os riscos do autodiagnóstico para a sua saúde
Já experimentou ter uma dor de cabeça e procurar informações sobre o sintoma na internet? É bastant…
Leia mais