29 de outubro de 2021
Telemedicina: a melhor ferramenta para conhecer sua população
Um desafio permanente para a saúde pública é o rastreamento e contenção de doenças. Isso é um problema em cidades grande ou pequenas. Nos grandes centros, a estrutura é melhor, mas o número da população é sempre um fator de risco. Já em municípios menores, o controle pode até ser mais rápido, mas a estrutura conta com uma capacidade menor de rastreamento e atendimento.
E o Brasil ainda sofre com a resposta lenta em problemas epidemiológicos. Quem não se lembra da crise deflagrada pelos casos de chikungunya e zika, ou dos surtos locais de febre amarela e malária que ocorrem em regiões específicas do país de tempos em tempos? É aí que a telemedicina pode ser uma poderosa aliada – inclusive em casos de pandemia, como a que estamos vivendo.
Isso porque o processo de coleta de dados é muito mais ágil do que o modelo atual permite. Ao terminar o atendimento e conferir um diagnóstico, o histórico do paciente fica registrado, até para se prestar um atendimento mais assertivo no futuro. Algumas informações mais gerais (ou seja, que não possam ser ligadas a uma pessoa de maneira específica), podem servir como boletins epidemiológicos, auxiliando no controle e combate à doença em questão. Afinal, a resposta rápida é essencial quando se trata de um surto de doença.
Outra vantagem oferecida pela telemedicina é que o paciente não precisa se deslocar para receber atendimento médico. Isso é especialmente importante em epidemias de doenças transmitidas de pessoa para pessoa. Como o contato médico-paciente é apenas virtual, o risco de contaminação diminui, tanto para os profissionais de saúde envolvidos quanto para outros pacientes na espera por atendimento.
Monitoramento facilitado
Depois de ajudar a rastrear as doenças, auxiliando em planos de contenção em áreas específicas, é hora de monitorar a saúde das pessoas atingidas pela doença. A telemedicina resolve essa tarefa de forma bastante simples. Com a OláMed, os pacientes têm acesso a consultas 24h por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, sempre que necessário, é possível solicitar uma consulta para checar as orientações médicas e, dessa forma, evitar idas desnecessárias ao hospital. É claro que, se necessário, o médico encarregado do teleatendimento pode encaminhar o paciente a alguma UPA ou hospital de referência, receitar um medicamento ou emitir um atestado, tudo com certificação digital.
Conheça mais dos serviços OláMed no menu acima e surpreenda-se com as possibilidades da telemedicina!
Matérias relacionadas
28 de agosto de 2023
Entenda as modalidades da Telemedicina
O termo "telemedicina" é utilizado para descrever a prática médica mediada por Tecnologias Digitais…
Leia mais7 de julho de 2023
A Telemedicina enquanto benefício aos colaboradores
As empresas que conseguem cativar e reter talentos em sua equipe se destacam por oferecer benefício…
Leia mais24 de maio de 2023
Entenda os riscos do autodiagnóstico para a sua saúde
Já experimentou ter uma dor de cabeça e procurar informações sobre o sintoma na internet? É bastant…
Leia mais